sábado, 22 de setembro de 2012

Mercado de Trabalho


O mundo corporativo informa: precisa-se de analista de redes sociais 

As atenções estão voltadas para o que as empresas estão dizendo no mutável mundo das redes sociais. 

Por: Rafaela Landim


Obviamente você já ouviu falar em Facebook, Twitter, Flickr ou Orkut, não é mesmo? Os nomes já não são mais estranhos, pois são muito conhecidos e utilizados atualmente, principalmente devido à mobilidade e ao avanço tecnológico que permitem com que as pessoas estejam conectadas a todo o tempo.  As redes sociais estão em alta, já tomam conta do mundo. O Brasil é um dos países que mais consomem esse tipo de produto, milhões de brasileiros já fazem parte de uma delas e esse é um dos requisitos básicos para estar inserido nesse universo de informação.


Perfil de um analista de redes sociais 

Mas essa não é uma necessidade voltada apenas para os anseios pessoais. As empresas também acompanham as inovações do meio virtual. Com o objetivo de tornar o seu serviço ou produto mais conhecido no ambiente online, várias corporações já possuem perfis cadastrados nas redes sociais. Essa divulgação e esse tipo de comunicação, comumente, são realizadas pelo analista de redes sociais. Esse profissional administra a imagem das corporações no ciberespaço, traçando ideias, estratégias, em busca do sucesso nesse tipo de interação com o cliente.
Isadora Ramos, 23 anos, jornalista. 
Os pré-requisitos para atuar nesse segmento que ganha espaço dia a dia no mercado de trabalho são: ter curso superior em Comunicação, Jornalismo ou Relações Públicas; ter experiência em postagem de informação nas redes sociais, além de ser comunicativo. A jornalista Isadora Ramos, 23 anos, trabalha no ramo há dois anos e comenta que, além de criatividade, é necessário também entender um pouco sobre o processo prático: “É interessante que o analista também tenha conhecimento em edição e criação de imagens. Ele precisa estar engajado em todo o processo para que ao final a comunicação seja completa.”.

Saiba quais são os requisitos básicos para atuar nesse mercado.

Devido à franca expansão da web, o mercado torna-se promissor. Tanto é que grande parte das companhias, de médio, grande ou pequeno porte, já mantêm departamentos específicos neste setor. A Revista Forbes, em pesquisa recente, registrou quem as 100 maiores empresas do mundo possuem um departamento direcionado às interações nas redes sociais. Isadora confirma: “De fato essa pode ser a profissão do momento. O mercado está girando em torno do mundo online e apostando cada vez mais nele. Dessa forma, são grandes as possibilidades de expansão dessa nova área.”.
Leila Cangussu, estudante de Jornalismo, 21 anos.

No entanto, por ser um meio ainda muito novo, existem algumas particularidades que podem facilmente se transformar em armadilhas. A estudante de Jornalismo Leila Cangussu, que atua na área há apenas três meses, afirma que é importante se qualificar: “Os analistas estão sendo muito requisitados, mas trabalhar com isso não é fácil. Além de promover a comunicação de um grande meio com os seus clientes, é extremamente necessário estar por dentro de todo o planejamento estratégico e saber quais são os objetivo da empresa. Por isso, é importante sempre se qualificar, buscar a informação a todo momento.”.
Por isso, não basta ser um expert em web. O ideal é que este profissional saiba também estabelecer metas e medir os resultados. Outra tarefa fundamental é desenvolver soluções para problemas, como insatisfações de clientes. Assim, não pense que para ser um bom analista de redes sociais basta saber twittar e fazer uploads de fotos no Facebook. É preciso conhecer todos os recursos e possibilidades disponíveis, para, desse modo, desenvolver o trabalho da melhor maneira possível. 

Saiba mais...
O poder das redes sociais.


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