O mundo corporativo informa: precisa-se de analista de redes sociais
As atenções estão voltadas para o que as empresas estão dizendo no mutável mundo das redes sociais.
Por: Rafaela Landim
Obviamente você já ouviu
falar em Facebook, Twitter, Flickr ou Orkut, não é mesmo? Os nomes já não são
mais estranhos, pois são muito conhecidos e utilizados atualmente,
principalmente devido à mobilidade e ao avanço tecnológico que permitem com que
as pessoas estejam conectadas a todo o tempo. As redes sociais estão em alta, já tomam conta
do mundo. O Brasil é um dos países que mais consomem esse tipo de produto, milhões
de brasileiros já fazem parte de uma delas e esse é um dos requisitos básicos
para estar inserido nesse universo de informação.
Perfil de um analista de redes sociais
Mas essa não é uma
necessidade voltada apenas para os anseios pessoais. As empresas também
acompanham as inovações do meio virtual. Com o objetivo de tornar o seu serviço
ou produto mais conhecido no ambiente online, várias corporações já possuem
perfis cadastrados nas redes sociais. Essa divulgação e esse tipo de
comunicação, comumente, são realizadas pelo analista de redes sociais. Esse
profissional administra a imagem das corporações no ciberespaço, traçando
ideias, estratégias, em busca do sucesso nesse tipo de interação com o cliente.
Isadora Ramos, 23 anos, jornalista. |
Os pré-requisitos para atuar
nesse segmento que ganha espaço dia a dia no mercado de trabalho são: ter curso
superior em Comunicação, Jornalismo ou Relações Públicas; ter experiência em
postagem de informação nas redes sociais, além de ser comunicativo. A
jornalista Isadora Ramos, 23 anos, trabalha no ramo há dois anos e comenta que,
além de criatividade, é necessário também entender um pouco sobre o processo
prático: “É interessante que o analista também tenha conhecimento em edição e
criação de imagens. Ele precisa estar engajado em todo o processo para que ao
final a comunicação seja completa.”.
Saiba quais são os requisitos básicos para atuar nesse mercado.
Saiba quais são os requisitos básicos para atuar nesse mercado.
Devido à franca expansão da
web, o mercado torna-se promissor. Tanto é que grande parte das companhias, de
médio, grande ou pequeno porte, já mantêm departamentos específicos neste
setor. A Revista Forbes, em pesquisa recente, registrou quem as 100 maiores
empresas do mundo possuem um departamento direcionado às interações nas redes
sociais. Isadora confirma: “De fato essa pode ser a profissão do momento. O
mercado está girando em torno do mundo online e apostando cada vez mais nele.
Dessa forma, são grandes as possibilidades de expansão dessa nova área.”.
Leila Cangussu, estudante de Jornalismo, 21 anos. |
No entanto, por ser um meio ainda
muito novo, existem algumas particularidades que podem facilmente se
transformar em armadilhas. A estudante de Jornalismo Leila Cangussu, que atua
na área há apenas três meses, afirma que é importante se qualificar: “Os
analistas estão sendo muito requisitados, mas trabalhar com isso não é fácil.
Além de promover a comunicação de um grande meio com os seus clientes, é
extremamente necessário estar por dentro de todo o planejamento estratégico e
saber quais são os objetivo da empresa. Por isso, é importante sempre se
qualificar, buscar a informação a todo momento.”.
Por isso, não basta ser um expert em web. O ideal é que este
profissional saiba também estabelecer metas e medir os resultados. Outra tarefa
fundamental é desenvolver soluções para problemas, como insatisfações de
clientes. Assim, não pense que para ser um bom analista de redes sociais basta
saber twittar e fazer uploads de fotos no Facebook. É preciso
conhecer todos os recursos e possibilidades disponíveis, para, desse modo,
desenvolver o trabalho da melhor maneira possível.
Saiba mais...
O poder das redes sociais.
Saiba mais...
O poder das redes sociais.
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