Tecnologia aliada á Educação
“A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.”
“A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.”
Qual o impacto desses elementos no aprendizado do aluno?
As novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de
aula,computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a
cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos.Entendidas por especialistas e
educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, estas
são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no
ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as
diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de
qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o
ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa
fácil: exige treinamento dos mestres. Apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as
mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em
salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo
estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes
instrumentos às atividades regulares.
Confira o vídeo a seguir que fala sobre o assunto:
De acordo com o pedagoga Dávila
Fernandes “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante
para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social,
especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”.
No entanto, ela ressalta que os modos de viver e
de pensar a organização da vida estão em crise. Está em curso uma mudança
qualitativa em virtude da rápida transmissão de informações entre as
sociedades, rompendo com isso as barreiras geográficas dos países.
“Por isso, cabe à educação uma parcela de
responsabilidade tanto na compreensão crítica do(s) significado(s) desta
transformação, quanto na formação dos indivíduos e grupos sociais. Estes devem
assumir com responsabilidade a condução social de tal virada, provocada, entre
outros fatores, pela revolução nas dinâmicas sociais de comunicação e de
processamento de informação”, analisa Dávila.
Internet e
Educação:
Dávila Fernandes na Universidade USS-vassouras |
“A Internet é muito mais que um mero instrumento.
Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a
comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita
por Dávila Fernandes, professora do Ensino Fundamental e coordenadora de ciência e
tecnologia da educação na Universidade Severino Sombra.
De acordo com a educadora, neste panorama de
efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que
os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas
são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface
amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil.
“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau
mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características
tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e
informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um
processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito,
por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em
informática básica”, analisa a professora.
Já no que diz respeito a utilizar a internet como
meio para atrair a atenção dos estudantes, Dávila salienta que não basta prender a atenção dos
estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude
das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas
gerações.
Para finalizar, a pedagoga menciona que diferente
do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica
e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de
comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada
aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida
aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Dávila
E para finalizar esse
tema, será exposto alguns dados da
pesquisa em forma de gráficos feitas para
você ter uma ideia de como anda a tecnologia na vida de alguns alunos.Dados do CETIC.br
Base:6.364 alunos das escolas públicas e particulares do Brasil:
Regiões: Séries:
· Norte/Centro-Oeste 4ºsérie/5ano do Ensino Fundamental
· Nordeste 8ºSérie/9ºano do Ensino Fundamental
· Sudeste 2ºano do Ensino Médio
· Sul
Fonte:NIC.br -out/dez 2011
Base:1.948
alunos da 4ºSérie /5ºano do Ensino Fubdamental, estudando em escolas públicas e
particulares do Brasil;
Regiões: --Norte/Centro-Oeste --Nordeste --Sudeste -Sul
Fonte:NIC.br - out/dez 2011
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