sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tecnologia e Educação


        Tecnologia aliada á Educação
                        “A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.”
Qual o impacto desses elementos no aprendizado do aluno?

As novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula,computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos.Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento dos mestres. Apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.
Confira o vídeo a seguir que fala sobre o  assunto:
               De acordo com o pedagoga Dávila Fernandes “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”. 
No entanto, ela ressalta que os modos de viver e de pensar a organização da vida estão em crise. Está em curso uma mudança qualitativa em virtude da rápida transmissão de informações entre as sociedades, rompendo com isso as barreiras geográficas dos países.
“Por isso, cabe à educação uma parcela de responsabilidade tanto na compreensão crítica do(s) significado(s) desta transformação, quanto na formação dos indivíduos e grupos sociais. Estes devem assumir com responsabilidade a condução social de tal virada, provocada, entre outros fatores, pela revolução nas dinâmicas sociais de comunicação e de processamento de informação”, analisa Dávila.
Internet e Educação:
Dávila Fernandes na Universidade USS-vassouras 

“A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita por Dávila Fernandes, professora do  Ensino Fundamental e coordenadora de ciência e tecnologia da educação na Universidade Severino Sombra.  

De acordo com a educadora, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil. 
“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa a professora.
Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Dávila  salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações.
Para finalizar, a pedagoga menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Dávila  
       E para finalizar  esse tema, será exposto  alguns dados da pesquisa em forma de gráficos  feitas para você ter uma ideia de como anda a tecnologia na vida de alguns alunos.Dados do CETIC.br
Base:6.364 alunos das escolas públicas e particulares do Brasil:
Regiões:                                                  Séries:
·          Norte/Centro-Oeste                    4ºsérie/5ano do Ensino Fundamental
·          Nordeste                                     8ºSérie/9ºano do Ensino Fundamental
·          Sudeste                                       2ºano do Ensino Médio
·          Sul
Fonte:NIC.br     -out/dez 2011


Base:1.948 alunos da 4ºSérie /5ºano do Ensino Fubdamental, estudando em escolas públicas e particulares do Brasil;
Regiões:  --Norte/Centro-Oeste  --Nordeste --Sudeste  -Sul
Fonte:NIC.br  - out/dez 2011

Saiba Mais: 

Aluna: Mayara Cristine Rodrigues de Azevedo




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