sábado, 22 de setembro de 2012

Teatro na região


A luta diária pelo teatro
Apesar das dificuldades o teatro ainda tem grande procura na região


                        
     Muita gente diz que adora teatro, mas qual será o motivo que as pessoas não seguem a carreira na nossa região? Será a pouca informação? A falta de interesse? Ou as opções que são poucas? Essas entre outras perguntas surgem quando o assunto é teatro. 
Sesc de Barra Mansa

     E nada melhor que alguém da nossa região para falar sobre o assunto. Danilo  Calegari, que além de ser apaixonado por teatro, trabalha com o teatro há muitos anos. O ator, de 27 anos, já passou por muitas experiências, fez curso de teatro bacharelado, 
já atuou em 13 peças teatrais, e hoje trabalha na 
Funarte e da aula de teatro no Sesc de Barra Mansa.


    O jovem que já morou alguns anos em Niterói no Rio de Janeiro, para estudar teatro, afirma que não existe incentivo por parte de ninguém da região. E ainda diz que mesmo com tanto descaso a procura por teatro têm crescido cada vez mais. “A cultura é completamente marginalizada por nossos governantes. Não adianta trazer grandes produções se o artista da região não é valorizado, reconhecido. A acessibilidade não é garantida a todos, os ingressos são vendidos a preços absurdos, e quando o espetáculo é gratuito você tem que enfrentar filas enormes para conseguir seu lugar.          O artista local quando se propõe a se apresentar em teatros da região, ou os alugueis são muito caros ou a divulgação por não ter apoio para acontecer, acaba não chegando até a população fazendo com que os teatros fiquem vazios. Tendo em vista que um dos grandes espaços que a cidade de Barra Mansa possui, e nele muita coisa na parte cultural poderia existir ali, o mesmo foi transformado em um Sacolão, podemos por ai chegar á conclusão de como nossos governantes não ligam a mínima. Dizer que a cultura é apoiada somente por existir um programa de musica nas escolas e se agarrar a isso é querer fazer a população de idiota, me desculpe pelo palavreado, mas fico revoltado com a situação, ainda mais quando vejo jovens tentando realizar seus sonhos.” Danilo ainda diz que essa realidade é uma tristeza, pois em sua opinião: “O teatro contribui em cultura, entretenimento, diversão, informação. A oportunidade de se ter uma válvula de escape, para um dia estressante de trabalho, ou uma rotina corrida. Sentar em um teatro, rir um pouco, deixa a vida mais leve.” 


Espetáculo teatral

    E quando o assunto é, se o teatro continua a ser só um hobby, ou se já é considerado uma profissão séria como todas as outras, o ator não poupou palavras.  “Que o teatro deixou de ser um hobby, eu não sei, mas a verdade é que o oficio de ser ator é uma profissão como qualquer outra, tem suas dificuldades, suas alegrias e tristezas. Muitas pessoas hoje em dia procuram o teatro por diversos motivos, perder a timidez, se comunicar melhor, existem pessoas que procuram o teatro para se sentir mais confiante no trabalho ou até mesmo para apresentar a monografia no final da faculdade. E muitas logo após o começo não conseguem mais abandonar. Ser ator é a minha profissão, é o que eu preencho em fichas, ou respondo quando perguntam sobre minha profissão, tenho orgulho de fazer o que faço e respeito cada pessoa que se dá ao trabalho de sair de casa e prestigiar um trabalho meu.”
Danilo ainda deixou um conselho como professor de teatro, para quem sonha em seguir a carreira e se tornar um profissional na área teatral. “Se prepare para sair do interior. Procure novas experiências. Estude onde você possa tirar o máximo a ser ensinado. Se dedique, mostre garra. Siga seu sonho, viva a sua vida, não deixe que os outros façam isso por você. Vá a luta, não fique esperando que as coisas mudem. Mude-as você mesmo.



  


Sites relacionados:



Amanda Peres
2202755


Nenhum comentário:

Postar um comentário